Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
ONU sugere o ‘sim’ no referendo sobre armas
Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Deixe seu recado no MURAL da Rede Juventude Cidadã!

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
Uma grande oportunidade para o jovem estudante do ensino médio ou superior. Conheça a VIA BRASIL!

Justificativa

Quais os anseios da juventude de hoje?
Essa juventude vem sendo estudada de forma distinta de um ponto de vista histórico, sociológico, psicológico e biológico.

No contexto atual, juventude é, idealmente, o tempo em que se completa a formação física, intelectual, psíquica, social e cultural, processando-se a passagem da condição de dependência para a de autonomia em relação à família de origem .

Seria uma forma de investimento para formação e inserção social dessa fatia da sociedade, se pudéssemos empregar essas potencialidades, individuais, em propostas pensadas de dentro pra fora, ou seja, de/para juventude.

A juventude (15 a 24 anos) brasileira é composta por 20% da população total do país, estamos falando de 34 milhões de pessoas que, muitas vezes expõem suas necessidades e poucas são ouvidas e menos ainda postas em prática.

Os jovens ocupam o centro de questões que comovem o país, tanto no que diz respeito aos problemas gerados pelo agravamento das desigualdades, como no que se refere à esperança de novos caminhos para nossa evolução social, com valores e padrões ético superiores aos que predominam hoje. Mas será que a sociedade acredita mesmo nisso?

Sem o engajamento vigoroso de todas as forças vivas da Nação, não será possível realizar as metas para mudança no contexto atual do jovem. Estamos falando de um público bem heterogêneo, ou seja, rodeado de diversidades, estilos e identidades. Fazendo com que surja outro termo para sua definição, como: juventudes.

Os dados do último CENSO apontam que do total dos jovens, 9 milhões vivem abaixo da linha de pobreza, 26% da juventude brasileira dispõe de uma renda per capta inferior a R$ 61,00. A falta de investimento nas potencialidades dessa juventude, faz com que o jovem tenha que ser subordinado a propostas que são impostas como a saída de seus problemas.

O projeto de construir uma rede, onde os jovens possam criar um espaço de debate e formulação de um novo modelo de propostas para eles mesmos, seria para suprir essas necessidades que foram citadas, e mostrar a verdadeira identidade juvenil que são a audácia e ousadia de enfrentar as dificuldades e vence-las.

A Rede Juventude Cidadã visa promover um espaço de discussão que fortaleça diretamente o desenvolvimento social das distintas identidades de juventude existentes no país. Dessa proposta espera-se um único resultado: protagonismo juvenil.

É através da promoção do Protagonismo Juvenil que se consegue uma intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal.

Vale ressaltar que: qualquer projeto que tenha o objetivo de promover ou incentivar o protagonismo juvenil, parte do principio que o adolescente possui capacidade política de um cidadão.

 

DEFINIÇÃO RETIRADA DO “DOCUMENTO DE CONCLUSÃO”-DOS DEBATES RELACIONADOS AO PROJETO JUVENTUDE. PARA MAIORES INFORMAÇÕES WWW.PROJETOJUVENTUDE.ORG.BR

 

 

Conheça nossa:

Atividades previstas

Metodologia de trabalho

 

© Rede Juventude Cidadã 2005