Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Faça parte da Rede Juventude Cidadã no YAHOOGROUPS!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

"Ser jovem é ter arte de inventar..... por que pra ser feliz a gente inventa!"
Por: David da Silva e Natasha Fonseca

"Sacanagem"
Por: Vanderlei Martinelli

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil.

O NUBE –
Núcleo Brasileiro de Estágios

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2006.

Relatório: 1ª reunião da Rede Juventude Cidadã

 

No último dia 20 de abril, a Rede Juventude Cidadã promoveu sua primeira reunião presencial com jovens. Este encontro aconteceu no Cieds Lapa e tivemos a participação de 09 jovens. Jovens que trabalham em instituições e/ou desenvolvem trabalhos em suas comunidades.

Essas reuniões são para a formação de um GT – Grupo de Trabalho onde cada um tenha uma função (responsabilidade), para a formulação de propostas, visando um novo modelo de construção e implementação políticas públicas para as juventudes no Brasil.

A reunião teve como foco, deixar claro os objetivos da Rede e ilustrar de maneira sucinta o significado da palavra “protagonismo”, uma vez que a proposta da rede é promove-lo dentro do público jovem.

Partindo desse principio, começamos a, cada um, expressar o que pensava desta palavra. E logo, começamos a identificar que protagonizar uma história depende de muitos outros fatores e de onde serão esses espaços de protagonismo.

Começamos a ilustrar alguns dos espaços que consideramos importantes a participação do jovem, logo, a promoção do seu protagonismo:

ü Mídia;
ü Projetos;
ü Poder público;
ü Escolas;

Chegando a essas conclusões, foi levantado, por cada um, onde estariam as falhas nessas esferas e como poderíamos estar promovendo uma troca mais participativa e influenciando para uma mudança.

Foi citado alguns projetos e seus processos de construção e operacionalização. A discussão ficou muito focada no “ProJovem”, pois é o programa que mais envolve o desenvolvimento do jovem atualmente, e por isso, deveria ter uma participação maior dos jovens além de somente beneficiários.

Em todos os pontos discutidos neste dia, o grupo sempre frisava uma coisa: ação. “Devemos partir dessas demandas para construir algo que mude essa metodologia, e crie um espaço onde a voz do jovem seja realmente ouvida.” Fala de um dos participantes.

Os participantes concordaram com todo conceito de “rede”, ou seja da horizontalidade do trabalho. Sem hierarquia, divisão de tarefas e a importância dada aos objetivos e a troca.

O grupo que a rede estará formando deve atender as expectativas da mesma. tendo em vista o dia, o horário e a não divulgação deste encontro, acredito, pessoalmente, que começamos bem. Que teremos muito a fazer. E faremos.

David da Silva

 

 
© Rede Juventude Cidadã 2005-06