Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Faça parte da Rede Juventude Cidadã no YAHOOGROUPS!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

"Sacanagem"
Por: Vanderlei Martinelli

O Trabalho Infantil em Goiânia
Antônio Santiago (Goiânia - GO)
Publicado em 18/10/2005

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil.

O NUBE –
Núcleo Brasileiro de Estágios
RELATÓRIO
I ENCONTRO REDE JUVENTUDE CIDADÃ
Clique nas fotos para ampliar!
O I Encontro da Rede Juventude Cidadã aconteceu no último dia 10 de fevereiro de 2006 no Centro Integrado de Atenção ao Portador de Deficiência - CIAD e foi o maior sucesso!
Aproximadamente, cem jovens estavam presentes discutindo as propostas da rede, trocando idéias e participando das atividades..
O encontro teve como principio explanar os objetivos, metas e metodologia de um trabalho em rede, dando ênfase as propostas da Rede Juventude Cidadã uma iniciativa que estimula o protagonismo juvenil como instrumento de transformação social, mobilizando jovens em todo o Brasil a participarem ativamente na construção de um país mais justo e solidário.
Iniciamos com o credenciamento que era concomitante a exibição de vídeos cedidos gentilmente pelo Nós do Cinema, que também marcou presença com os jovens que produziram os curtas exibidos, ou seja, começamos dando exemplo de protagonismo juvenil.
Nesse momento os participantes permaneceram atentos, pois os filmes tinham muito a ver com suas realidades. Logo percebemos que nosso objetivo tinha sido alcançado, a não dispersão, afinal estávamos com um grande número de jovens e tínhamos que pensar numa estratégia de despertar o interesse desde o inicio do evento de maneira atrativa e responsável.
Tivemos a presença do Secretario Executivo do CIEDS Vandré Brilhante, dando boas vindas aos participantes, fazendo um discurso que estimulou a participação dos jovens para as ações propostas pela rede e deixou claro ser um resultado de protagonismo juvenil, uma vez que pensada por dois jovens, hoje coordenadores da mesma.

A presença dos jovens era maioria, jovens que participam de projetos culturais e artísticos, como Nós do Cinema, Ponto de Cultura, ProJovem e jovens que participam de movimentos e instituições que trabalham a questão da juventude.
Foram apresentados trabalhos desenvolvidos por jovens empreendedores, vídeos produzidos por jovens, um vídeo do SESC que conceitua um trabalho em rede. Recebemos também a visita de três estudantes de jornalismo do Espírito Santo, autoras de um Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) que se transformou num livro “Que Arte é Essa?” que trata de ações de grupos comunitários na área artística, todos com participação de jovens.
As mesmas, no final nem se preocuparam em vender seus livros, fizeram sorteios e presentearam algumas pessoas e instituições, afirmando que o mais interessante era divulgar sua obra que acreditam fielmente que podem contribuir para uma mudança considerável.

Para decorar o espaço tivemos a presença do Grupo Sócio Cultural Raízes em Movimento com suas telas produzidas por jovens que usam a técnica do graffiti, desenvolvido pelo grupo no Complexo do Alemão, sua área de atuação. Todo esse material trouxe para o evento o resultado do que é promover o protagonismo de pessoas que acreditam na mudança a partir do seu trabalho.

A participação foi muito importante, uma vez que esses espaços são poucos explorados e investidos. Sabendo disso, a Rede Juventude Cidadã, além de todas suas propostas de cunho político, inclui como foco a criação desses espaços onde o jovem possa estar expondo suas idéias sem receio de ser ignorado e rejeitado. Eram feitas perguntas que mostravam o interesse em estarem participando de um trabalho como este que pensa em criar oportunidades para o público jovem mostrar sua capacidade.

Vale ressaltar que a presença dos técnicos do CIEDS foi muito importante para realizarmos os GTs – Grupos de Trabalho, onde foram os dinamizadores, sem falar da presença da comunicação cobrindo todo o evento.
Esses GTs, não tiveram outra discussão que não fosse participação em rede, como cada um podia participar e como podiam contribuir. Isso fez com que desse mais liberdade para estarem discutindo entre si e apresentando no final.

 

Os jovens se reuniram por todo o CIAD sentaram-se no chão, debateram, trocaram e tudo por um simples e comum objetivo: protagonismo da juventude.
Como poderiam estar contribuindo para que todos os objetivos fossem alcançados.

FOI MUITO IMPORTANTE VER QUE OS JOVENS TÊM INTERESSE. É SÓ TER ESPAÇO!

 

Saiba oque essa juventude protagonista discutiu nos grupos de trabalho!
 
Saiba qual foi a avalição dos jovens do projeto "Arte ponto a ponto"

 

© Rede Juventude Cidadã 2005