topo
Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
ONU sugere o ‘sim’ no referendo sobre armas
Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Deixe seu recado no MURAL da Rede Juventude Cidadã!

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
Uma grande oportunidade para o jovem estudante do ensino médio ou superior. Conheça a VIA BRASIL!
 

PROJETO JOVENS EM AÇÃO/SERGIPE

 

O PROJETO

O projeto tem como finalidade desenvolver ações destinadas ao segmento juvenil visando à inserção dos jovens em atividades comunitárias estimulando o protagonismo juvenil como estratégia de mudanças sociais. Busca-se com estas ações contribuir para permanência do adolescente no sistema educacional, oportunizar ampliação de conhecimentos de forma a estimulá-los a construir um projeto pessoal com uma ativa e efetiva participação na sociedade.

OBJETIVO

Oportunizar o desenvolvimento de ações sócio-educativo-culturais para jovens de 14 a 24 anos estimulando o protagonismo juvenil como estratégia de mudanças sociais contribuindo para a permanência dos jovens no sistema educacional.


PÚBLICO ALVO

375 jovens de 14 a 24 anos das comunidades adjacentes às casas da família.

As ações implementadas no projeto dividem-se me três categorias:

  • Ações de capacitação básica: no período de fevereiro a junho de 2005 os jovens foram capacitados em temas como direitos humanos e cidadania, meio ambiente, movimentos sociais, ética no trabalho comunitário, planejamento.

 

  • Posteriormente de acordo com a aptidão/interesse de cada jovem: eles participarão de oficinas temáticas em: trabalho, saúde, meio ambiente, cidadania.

 

  • Implementação das ações na comunidade: a partir do diagnóstico elaborado durante a capacitação os jovens elaborarão um plano de trabalho a ser executado em cada comunidade. Estas ações envolvem ações de informação, mobilização comunitária, descoberta de novos talentos.

Todo o processo será acompanhado pela orientação comunitária. Esta é desenvolvida por outro jovem da comunidade que recebe uma capacitação permanente para atuar como dinamizador junto aos jovens na comunidade e como ponte entre os jovens e a equipe de coordenação do projeto.

 

Veja as fotos!
       
 

 

© Rede Juventude Cidadã 2005