Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
ONU sugere o ‘sim’ no referendo sobre armas
Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Deixe seu recado no MURAL da Rede Juventude Cidadã!

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
Uma grande oportunidade para o jovem estudante do ensino médio ou superior. Conheça a VIA BRASIL!
 

A atuação do CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

"Projetos já implementados pelo CIEDS com foco nas juventudes."


A visão de ação institucional passa pelo fortalecimento de instituições e atores locais, habilitando-os e assessorando-os na gestão do desenvolvimento comunitário de forma integrada.

Para atingir esses objetivos, o CIEDS trabalha para a implantação de projetos que visam o fortalecimento de adolescentes, da juventude e sua inserção na gestão social e econômica; a formação de gestores e atores comunitários e a educação básica, profissional e cultural.


Para essa proposta destacaremos a trajetória do CIEDS na realização de trabalhos com jovens:

Programa Agente Jovem: Com inicio em 1998, teve como objetivo a formação de jovens carentes em processo de exclusão social para atuação em atividades comunitárias. No Rio de Janeiro o CIEDS capacitou e formou ao longo dos últimos cinco anos cerca de 2.000 Agentes Jovens oriundos de 63 comunidades.

  • Formação de Jovens Líderes e Formação de Jovens Empreendedores: Dois programas implementados nos anos de 1999 e 2000, em parceria com o programa APD-RIO da União Européia.

 

  • Reforço Escolar: Também em 2000, em parceria com a UNICEF e a ONG Afro Reggae, implementamos esse programa para jovens moradores de Vigário Geral.

 

  • Observatório de Direitos Humanos: Implementado em parceria com a Secretaria de Justiça e sob a supervisão do Núcleo de Estudo da Violência da USP, tinha como principal objetivo contribuir com a redução das violações de direitos humanos através da reconstrução da identidade social de jovens.

 

  • Prevenção as DST/AIDS: Desde 2000 desenvolvemos tal atividade junto à juventude, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.

 

  • Afro Ascendente: Este atendeu a 40 jovens negros, 20 do Rio de Janeiro e 20 de São Paulo, oferecendo bolsa parcial e suplementação educacional para as disciplinas escolares e em seu segundo ano de execução todos os jovens já estavam cursando universidades. Foi financiado pelo Instituto Xerox do Brasil.

 

  • Talentos da Vez: Em 2004 reuniu 600 jovens na montagem de um grande espetáculo artístico, a partir de oficinas culturais e artísticas. Esse mesmo projeto neste ano de 2005 está sendo implementado em Belo Horizonte onde são beneficiados 500 jovens oriundos de periferias.

 

  • Juventude que Faz e Acontece: Também em 2004, com patrocínio da Petrobrás, esse projeto atendeu a 250 jovens de 10 comunidades do Rio onde foram realizadas aulas de cidadania, atividades esportivas e culturais.

 

© Rede Juventude Cidadã 2005