Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
ONU sugere o ‘sim’ no referendo sobre armas
Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Deixe seu recado no MURAL da Rede Juventude Cidadã!

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
Uma grande oportunidade para o jovem estudante do ensino médio ou superior. Conheça a VIA BRASIL!
 

CIEDS – Ministério da Cultura / Cultura Viva
Arte Ponto a Ponto

Valorização cultural para a comunidade da Vila Vintém


O CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Ministério da Cultura, está criando na comunidade da Vila Vintém, no bairro de Padre Miguel, o Ponto de Cultura Arte Ponto a Ponto, que pretende ser uma referência cultural para a região. O projeto Arte de Ponto a Ponto é um espaço que se propõe a abrigar todas as manifestações artísticas, com a participação ativa da comunidade da Zona Oeste da cidade que tem, reconhecidamente, uma carência de espaços culturais.


A proposta de criação do projeto Arte Ponto a Ponto vai ao encontro dessa constatação da necessidade de viabilizar a concretização e a difusão de propostas artísticas como possibilidades de transformação do espaço local a partir do desenvolvimento cultural.


Inicialmente, o projeto funcionará com a capacitação de 15 jovens em gestão e produção de eventos culturais e, posteriormente, estes jovens vão administrar uma produtora cultural, tendo como referência as tradições da própria região. O Arte Ponto a Ponto formará turmas de 30 jovens a cada seis meses, visando o desenvolvimento de suas habilidades no campo do teatro, da música, da dança, das artes plásticas, da poesia e da prosa.


Também está prevista a realização de um Memorial histórico-cultural da comunidade, a construção de uma biblioteca comunitária, além da implementação de um “cyber point”, objetivando ampliar a inclusão digital no bairro.


A população da Vila Vintém só tem a ganhar com a proposta do CIEDS em parceria com o Ministério da Cultura, pois a partir da criação do Arte Ponto a Ponto, eles terão acesso a estes serviços de instrumentalização da arte e da cultura, formando indivíduos conscientes das questões sociais da comunidade onde vivem.


O projeto esta sendo realizado no Centro Social e Cultural da Vila Vintém, que cedeu o espaço para realização das atividades do projeto.

 

© Rede Juventude Cidadã 2005