Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Faça parte da Rede Juventude Cidadã no YAHOOGROUPS!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

"Ser jovem é ter arte de inventar..... por que pra ser feliz a gente inventa!"
Por: David da Silva e Natasha Fonseca

"Plano Nacional de Juventude – encontros e desencontros "
Por: Patrícia Lânes*

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
Prêmio Juventude - Prêmio estimula produção científica sobre juventude

UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil
 
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2006
O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2006 estará recebendo inscrições de 02 de maio a 02 de junho. Para esta edição do exame, entre outras novidades, está a possibilidade de inscrição pela Internet, tanto para quem está concluindo o ensino médio em 2006, como para quem já concluiu há mais tempo. O exame é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e será aplicado em 800 municípios brasileiros.

 

Outra novidade para esta edição do Enem será quanto aos locais de prova, que serão designados com base no CEP informado no ato da inscrição. Desta forma, o participante fará a prova em local mais próximo de sua residência.

As escolas poderão optar por inscrever seus alunos pela Internet ou utilizando a ficha de inscrição. Caso a escola decida pela Internet, deverá informar ao Enem no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao juntamente com o seu código no Censo Escolar. Nestes casos, a escola não deve usar as fichas de inscrição, e o próprio aluno também pode fazer a sua inscrição, desde que a escola forneça o código do Censo.

Para aqueles que já concluíram o ensino médio em outros anos, a inscrição poderá ser feita nas agências dos Correios ou pela Internet.

O Enem é voluntário e gratuito para os alunos da rede pública (concluintes e egressos). Para os estudantes da rede particular, a taxa de inscrição é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) a ser paga com boleto bancário impresso no ato da inscrição.

Em 2005, o Enem registrou número recorde de inscritos (3.004.491). Para o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o número de inscritos pode crescer ainda mais, por estar consolidado principalmente no vínculo com o Programa Universidade Para Todos (ProUni), do MEC. O ProUni ofereceu mais de 90 mil bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior para o primeiro semestre de 2006 e 120 mil bolsas em 2005. Para concorrer a uma bolsa do programa, é obrigatório ter prestado o Enem.

A prova do Enem será aplicada simultaneamente em todo o Brasil, no domingo, dia 27 de agosto, das 13 horas às 18 horas (horário de Brasília), sendo que as pessoas com necessidades especiais terão uma hora a mais para realizar o exame.

FONTE: Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

 

 

 

© Rede Juventude Cidadã 2005-06