Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Faça parte da Rede Juventude Cidadã no YAHOOGROUPS!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

"Sacanagem"
Por: Vanderlei Martinelli

O Trabalho Infantil em Goiânia
Antônio Santiago (Goiânia - GO)
Publicado em 18/10/2005

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil.

O NUBE –
Núcleo Brasileiro de Estágios
 
Centro de Cidadania da Juventude
O CIEDS assinou, no início de abril, convênio com Prefeitura de São Paulo para implantar e fazer a co-gestão do Centro de Cidadania da Juventude. O CIEDS planeja e executa ações que contribuam para a construção do modelo de atendimento social que a Coordenadoria da Juventude, da Secretaria Especial para Participação e Parceria, está implantando.

O Centro de Cidadania espera receber cerca mil jovens por dia, e foca sua programação num público jovem, entre 15 e 29 anos. Especialmente os maiores de idade.

Localizado em Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, o Centro ocupa um prédio municipal de 8000 m², distribuídos em três pavimentos, que abrigam um teatro de arena, anfiteatro (para cinema, teatro, show) mezanino de exposições, biblioteca (gibiteca, DVDteca,etc), centro multimídia, internet livre, quatro salas para realização de oficinas e cursos, sala de encontro para jovens.

A proposta de atuação do Centro deverá torna-lo referência no trabalho social com a juventude. Entre os objetivos ressaltados no convênio estão disponibilizar informações existentes e produzir novas informações de interesse dos jovens e das jovens; ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e as habilidades que auxiliem na inserção social do jovem e da jovem; garantir o acesso e o apoio às ações e atividades culturais da Cidade e da região; criar alternativas de lazer e convívio; articular-se em rede, bem como integrar e apoiar as iniciativas locais.

Esses objetivos se concretizam por meio das atividades que compõem a programação do Centro de Cidadania e Juventude, e que se desenvolvem em torno de cinco eixos básicos: formação, que engloba cursos, reforços escolar, salas de estudos etc; informação, com disponibilização de acervos, palestras, banco de dados, reuniões; cultura, oferecendo diversas formas de expressão cultural, produção artística, história e memória; festas, pontos de encontro, recreação e estímulo a iniciativas de articulação, incentivando a construção e o trabalho em rede etc. No entanto, o eixo “informação” é o foco no funcionamento do Centro. Cabe ao CIEDS assessorar a Coordenação da Juventude, gestora do Centro a elaborar um Plano de Atividades que contemple todas essas demandas. Isso inclui o processo de planejamento e definição das atividades, do calendário de eventos, sua grade horária e distribuição entre cursos, oficinas, horário livre para a comunidade e projetos.

O Centro é vinculado à Coordenadoria da Juventude da Secretaria Especial para Participação e Parceria, e sua gestão é apoiada por um Conselho Consultivo, integrado doze membros, sendo seis do Poder Público Municipal seis da sociedade civil. Cabe à Secretaria Especial a presidência deste colegiado. A Secretaria Executiva do Conselho Consultivo será exercida pela Coordenadoria da Juventude.

Fonte:
www.cieds.org.br

 

 

© Rede Juventude Cidadã 2005-06