Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Faça parte da Rede Juventude Cidadã no YAHOOGROUPS!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

"Sacanagem"
Por: Vanderlei Martinelli

O Trabalho Infantil em Goiânia
Antônio Santiago (Goiânia - GO)
Publicado em 18/10/2005

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil.

O NUBE –
Núcleo Brasileiro de Estágios
 
PUC/RJ PROMOVE O PROJETO “MOSTRANDO SERVIÇO”
Atendimentos jurídico, médico, psicológico e odontológico num só lugar. Nos dias 16, 17 e 18 de maio, cerca de 60 representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), entre professores e alunos, estarão reunidos no edifício Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio, em um evento gratuito e aberto a toda a população. O Mostrando Serviço, como foi batizado, integra as atividades que antecedem a décima edição da Mostra PUC, a ser realizada em agosto e que tem como foco a juventude universitária.

Aproximadamente 22 projetos da Rede Social da PUC-RJ também participarão do evento, como o Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (Neam), que realiza pesquisas e promove cursos de formação na área da criança e do adolescente de comunidades de baixa renda; o Universidade-Comunidade (Unicom), que oferece serviços e cursos como aulas de reforço escolar, capacitação profissional, assistência jurídica, médica e odontológica a comunidades do Rio e na região amazônica; e o Centro de Vida Independente (CVI), coordenado por portadores de deficiência e que presta serviços nesta área, orientando e informando portadores dos mais variados tipos de deficiência, além de familiares, profissionais, estudantes e demais interessados.

“Nosso principal objetivo é promover uma maior integração entre o meio acadêmico e a comunidade carioca, aproximando a produção e o saber cientifico da população, e proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida. Queremos também mostrar o que a universidade faz pela sociedade em forma de contribuição comunitária”, explica.

A solenidade de abertura do evento está agendada para às 10h do dia 16 de maio, com a participação da Banda Naval e presenças do Padre Jesus Hortal, reitor da universidade, bem como de lideranças sindicais, autoridades dos governos estaduais e municipais e representantes do corpo consular. Segundo Luiz César Tardin, coordenador do Mostrando Serviço, a previsão é de receber cerca de 10 mil pessoas nos três dias de evento, que é aberto e não exige inscrições prévias. Apenas para os atendimentos médicos, serão distribuídas senhas de acordo com a ordem de chegada.

As ações acontecerão simultaneamente, em tendas específicas. Haverá um espaço de atendimento reservado para as ações sociais. Na tenda jurídica, advogados e estudantes de Direito esclarecerão dúvidas ligadas às questões trabalhistas, de família, do consumidor, etc. Na Médica e Odontológica, será oferecida orientação em diversas áreas clínicas, de forma a promover uma reeducação para a saúde e prevenção de doenças. Na de Psicologia, profissionais farão triagem de casos e farão o encaminhamento para os órgãos competentes.

Por fim, na de Meio Ambiente, o público será conscientizado sobre a importância do uso racional, da conservação e proteção do meio ambiente, particularmente das fontes de água, das reservas florestais que o Estado possui, bem como a atitude afirmativa de valorizar a redução do consumo de combustíveis fósseis.


O tom cultural do evento será dado pelas apresentações do Coral da PUC-RJ (dia 16, às 12h30), da roda de capoeira infantil do grupo do Mestre Camurça (dia 17, às 12h30) e de um dos grupos de samba mirim do Projeto Som do Rio (dia 18, às 12h30). O encerramento será em grande estilo: a partir das 17h30, a Orquestra Tabajara fará uma apresentação de clássicos da MPB e da música internacional.

SERVIÇO

Data: 16 a 18 de maio

Local: Edifício Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16)

Horário: das 9h30 às 18h

 

 

© Rede Juventude Cidadã 2005-06