Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Deixe seu recado no MURAL da Rede Juventude Cidadã!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

O Trabalho Infantil em Goiânia
Antônio Santiago (Goiânia - GO)
Publicado em 18/10/2005

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil.

O NUBE –
Núcleo Brasileiro de Estágios

Conselho Nacional de Juventude acompanha criação de conselhos municipais


Brasília, 10/02/2006 - Mais uma cidade do Brasil avança na implementação de conselhos de Juventude. Nesta quinta-feira (09/02), uma audiência pública em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (BA), debateu os detalhes para a criação do conselho municipal de Juventude. Na audiência, estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, secretários municipais, lideranças juvenis e o secretário-executivo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira. Na ocasião, ficou decidida a realização de uma Conferência Municipal de Juventude, no dia 31 de março, quando serão eleitos os representantes da sociedade civil no Conselho.

Na audiência pública realizada em Lauro de Freitas (BA), Danilo Moreira apresentou a estrutura de funcionamento do Conjuve, debateu a necessidade de criação de uma rede institucional de Juventude - formada por conselhos, frentes parlamentares e órgãos do Poder Executivo - e trocou informações sobre as possibilidades de parcerias. Segundo ele, a idéia é que o Conjuve desenvolva atividades juntamente com os conselhos municipais e estaduais, como a realização de cursos de formação e debates com os conselheiros de diferentes estados. "A criação de conselhos municipais e estaduais de Juventude é fundamental para a consolidação da Política Nacional de Juventude no Brasil", avaliou o secretário-executivo do Conjuve. Ele conta que o Conselho Nacional tem se dedicado a acompanhar e estimular a criação destes novos espaços institucionais de reflexão e debate sobre políticas públicas destinadas à Juventude.

O Conselho Nacional de Juventude - o primeiro da história do Brasil - foi criado em fevereiro de 2005, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É um órgão consultivo e tem o objetivo de assessorar a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) na formulação de diretrizes da ação governamental; promover estudos e pesquisas acerca da realidade sócio-econômica juvenil; assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.

O Conjuve é formado por 20 conselheiros representantes do poder público e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que têm programas voltados para juventude, a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados, o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude e representantes das associações de Prefeitos. Dentre os 40 conselheiros da sociedade há representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, especialistas e personalidades com reconhecido trabalho voltado para a juventude.

 

© Rede Juventude Cidadã 2005