Notícia : : : : . . . . . . . . . . . . .
O 1° encontro Rede Juventude Cidadã foi um sucesso! Confira!

Fórum : : : : . . . . . . . . . . . . .

CADASTRE_SE na Rede!

Faça parte da Rede Juventude Cidadã no YAHOOGROUPS!

Artigos : : : : . . . . . . . . . . . . .

"Sacanagem"
Por: Vanderlei Martinelli

O Trabalho Infantil em Goiânia
Antônio Santiago (Goiânia - GO)
Publicado em 18/10/2005

Oportunidade : : : : . . . . . . . .
UMA GRANDE OPORTUNIDADE
Conheça o Programa Estágio Via Brasil.

O NUBE –
Núcleo Brasileiro de Estágios

I Encontro Estadual Juventude Pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro

O Encontro

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio de Janeiro realizará o I Encontro Estadual Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (EEJMAS – RJ), no período de 06 a 09 de julho do corrente ano, na Universidade do Rio de Janeiro-UNIRIO, no Rio de Janeiro, discutindo temas diversos, tendo como referencial o princípio de trabalho do grupo, que é “Jovem Educa Jovem”, ou seja, jovens contribuindo para o envolvimento e fortalecimento de outros jovens quanto à temática Juventude e Meio Ambiente.

O Encontro conta com a parceria do Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Projeto Cala-Boca Já Morreu Rede Brasileira de Educação Ambiental-REBEA, Instituto Jardim Botânico, Crea-RJ, entre outros.

Para o Encontro Estadual estima-se a participação de 250 jovens de todo o estado, com idade entre 15 e 29 anos, membros ou não de organizações e movimentos de juventude e meio ambiente, que tenham interesse e disponibilidade de atuar com a temática socioambiental, junto ao Coletivo Jovem do Rio de Janeiro e na criação de novos Coletivos Jovens de Meio Ambiente dentro do estado.

O que vai acontecer?

O I Encontro Estadual da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade possui caráter formativo e acontecerá por meio de oficinas.

Serão trabalhados seis Eixos Temáticos, sendo eles:

Educomunicação;

Educação Ambiental;

Empreendedorismo;

Fortalecimento Organizacional;

Participação Política;

Também serão abordadas no Encontro questões relativas ao bioma Mata Atlântica, cuja temática estará presente em uma palestra e também em algumas atividades de cultura e integração.

Oficinas

Estamos chamando de Oficinas todas as atividades de formação nos eixos temáticos. Todos os participantes, divididos em turmas, passarão por todas. Cada Oficina partirá dos seguintes pressupostos:

Abordagem socioambiental de cada tema.
Realidade local; contexto regional; situações reais e concretas; e diferentes experiências dos indivíduos e do grupo.
Linguagem e abordagem jovem.
Integração entre os temas.
Abordagem por resolução de problemas e conflitos socioambientais.
Instrumentalização para ação – Postura não-paternalista.
Agentes Editores ao invés de Agentes Multiplicadores.

Palestra Mata Atlântica

No processo de organização de metodologia do I EEJMAS-RJ foi entendido como uma questão importante à valorização de nosso bioma.

Portanto a equipe de organização resolveu incluir no cronograma uma palestra sob o referido tema, por se tratar de um tema intrínseco a nossa realidade.

Informações complementares:

A Secretaria executiva do Encontro está funcionando no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia – Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha – UERJ

Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524- sala 503 – Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20550-900.

Para outras informações basta entrar em contato pelo telefone (21)2587-7712 - Procurar Aline, Adrielle ou Natália ou mesmo pelo e-mail: coletivojovemrj@uol.com.br

OBS: Inscrições Abertas– Vagas Limitadas (restrito apenas à jovens do estado do Rio de Janeiro entre 15 e 29 anos que tenham interesse de atuar junto ao Coletivo Jovem de Meio Ambiente.

 

© Rede Juventude Cidadã 2006